Bem vindo! Username: Password: Registe-se! | Recuperar password

» Home » Registar » Votar » Quem são os Senadores » História do Correio da Manhã


Conselho dos 30 Anos do Correio da Manhã
O Correio da Manhã pediu a 30 personalidades de destaque em dez áreas da vida pública portuguesa para apontarem as pessoas e instituições para as quais se deve olhar para ver melhor os tempos que aí vêm.

Ambiente | Artes Performativas | Ciência | Desporto | Empresas e Inovação | Literatura & Artes Plásticas | Política | Saúde | Solidariedade | Televisão e Cinema


Ambiente

Elisa Ferreira
Eurodeputada nascida a 17 de Outubro de 1955. Foi ministra do Ambiente do XIII Governo Constitucional e ministra do Planeamento do XIV Governo Constitucional. Fez o doutoramento na Universidade de Reading em 1985 e licenciou-se em Economia na Universidade do Porto em 1977.




Gonçalo Ribeiro Telles
Arquitecto paisagista e militante ecologista nascido em 1922. Foi ministro de Estado e da Qualidade de Vida no VIII Governo Constitucional, tendo fundado e dirigido o Partido Popular Monárquico e o Movimento Partido da Terra. Foi o fundador da licenciatura de Arquitectura Paisagista na Universidade de Évora, onde é professor catedrático jubilado.




Viriato Soromenho Marques
Filósofo nascido a 9 de Dezembro de 1957. É professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, regendo as cadeiras de Filosofia Social e Política e de História das Ideias na Europa Contemporânea. Foi também presidente da associação ambientalista Quercus entre 1992 e 1995, sendo uma das 12 personalidades encarregues de aconselhar a Comissão Europeia na adopção de soluções de energias sustentáveis.
» topo




Artes Performativas

Eunice Muñoz
Actriz nascida a 30 de Julho de 1928. Membro de uma família de artistas, começou a pisar os palcos ainda em criança. Estreou-se no Teatro Nacional D. Maria em 1941, com ‘Vendaval’, trabalhando com Amélia Rey Colaço, Mirita Casimiro, Palmira Bastos ou Vasco Santana. ‘Camões’ foi o seu primeiro filme, em 1946. Mais recentemente fez vários trabalhos para a televisão, incluindo o papel principal da telenovela ‘A Banqueira do Povo’.



Filipe La Féria
Encenador nascido a 17 de Maio de 1945. Começou como actor em diversas companhias, mas distinguiu-se ao dirigir durante quase duas décadas a Casa da Comédia. Em 1990 escreve e encena ‘What Happened to Madalena Iglésias’, primeiro de muitos sucessos de teatro musical, como ‘Passa por Mim no Rossio’, ‘Maldita Cocaína’, ‘Amália’ ou ‘Música no Coração’. Actualmente explora o Teatro Politeama, em Lisboa, e o Teatro Rivoli, no Porto.



Rui Veloso
Músico nascido a 30 de Julho de 1957. Conhecido como o pai do rock português, tem na canção ‘Chico Fininho’ um dos hinos dos anos 80. Formou uma dupla vitoriosa com o letrista Carlos Tê, essencial para o êxito do nostálgico disco ‘Mingos e os Samurais’. Também integrou os projectos Rio Grande e Cabeças no Ar.

» topo



Ciência

Alexandre Quintanilha
Cientista nascido a 9 de Agosto de 1945. É professor catedrático do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, bem como director de Centro de Citologia Experimental e coordenador do Instituto de Biologia Molecular e Celular. Doutorou-se na Universidade de Witwatersrand (África do Sul) em 1972, onde também se licenciou em Física Teórica.




Carlos Fiolhais
Cientista nascido em 1956. Actualmente é director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, sendo professor catedrático do Departamento de Física do mesmo estabelecimento de ensino superior. Doutorou-se em Física Teórica na Universidade Goethe, em Frankfurt (Alemanha) em 1982 e já publicou 35 livros, incluindo obras de divulgação científica e manuais escolares.




Teresa Lago
Astrofísica nascida a 18 de Janeiro de 1947. Fundadora e primeira directora do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, é professora catedrática do Departamento de Matemática Aplicada da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Doutorou-se na Universidade de Sussex, em Inglaterra, em 1979. Foi convidada pelo Governo para dirigir a Sociedade Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura.

» topo


Desporto


Carlos Lisboa
Treinador de basquetebol nascido a 23 de Julho de 1958. É considerado o melhor basquetebolista português de sempre, tendo conquistado títulos no Sporting (três campeonatos e duas taças), Queluz (um campeonato e uma taça) e sobretudo no Benfica (dez campeonatos e cinco taças), que representou entre 1984 e 1996. Actualmente é o director das Modalidades do Sport Lisboa e Benfica.




Fernanda Ribeiro
Atleta nascida a 23 de Junho de 1969. Conquistou duas medalhas olímpicas, ambas na prova dos 10 mil metros: ouro em 1996 e bronze em 2000. Somou vitórias em grandes competições desde 1987, quando foi campeã europeia de juniores, tornando-se campeã europeia e mundial de 10 mil metros. É recordista nacional dos 5000 e 10 mil metros.




José Augusto
Ex-futebolista nascido a 13 de Abril de 1937. Avançado de Portugal e do Benfica durante toda a década de 60, participou em alguns dos melhores momentos desportivos da selecção e do clube. Fez todos os jogos do Mundial de 1966 na Inglaterra, onde Portugal ficou no terceiro lugar. Participou em cinco finais da Taça dos Campeões Europeus pelo Benfica, troféu que conquistou em 1961 e 1962. Como seleccionador nacional levou Portugal à final na Minicopa de 1972 e integrou a comissão técnica que orientou a selecção no Europeu de 1984, onde ficou em terceiro lugar.
» topo


Empresas e Inovação

Carlos Zorrinho
Politico e gestor público nascido a 28 de Maio de 1959. Actual coordenador do Plano Tecnológico e da Estratégia de Lisboa, foi também nomeado coordenador nacional em Portugal do Ano Europeu da Criatividade e Inovação. Dirigente nacional do PS, ocupou o cargo de secretário de Estado adjunto do Ministro da Administração Interna no XIV Governo Constitucional. É professor catedrático de Gestão de Empresas na Universidade de Évora.



Daniel Bessa
Economista e político nascido em 1948. Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto e doutorado em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa, foi ministro da Economia, Indústria, Comércio e Turismo do XIII Governo Constitucional. Especializado em Macroeconomia, é administrador e consultor de várias empresas, bem como presidente da direcção da Escola de Gestão do Porto.



Vera Nobre da Costa
Gestora de comunicação nascida a 5 de Fevereiro de 1952. Após licenciar-se em Psicologia Aplicada em 1974 foi estudar para a Universidade de Chicago, nos EUA. Iniciou a actividade profissional nos estudos de mercado da Lintas, dedicando-se à publicidade na Cinevoz e McCann Erickson. Foi presidente e directora-geral da Young & Rubicam Portugal entre 1993 e 2001. Actualmente é professora no curso de pós-graduação de Marketing do Instituto Superior de Economia e Gestão.

» topo


Literatura & Artes Plásticas

José de Guimarães
Pseudónimo de José Maria Fernandes Marques, artista plástico nascido a 25 de Novembro de 1939. Licenciou-se em Engenharia no ano de 1975, mas uma década antes já tinha feito as suas primeiras exposições individuais. O seu trabalho abarca a pintura, escultura e outras formas de arte, tendo obras suas no Museu de Arte Moderna de São Paulo (Brasil), no Centro de Arte Rockefeller (EUA) e no Museu de Arte Contemporânea de Madrid (Espanha).



Maria Filomena Mónica
Socióloga nascida a 30 de Janeiro de 1943. É investigadora-coordenadora aposentada do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde desenvolveu diversos estudos sobre a realidade nacional. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Lisboa em 1969 e doutorou-se em Sociologia na Universidade de Oxford (Inglaterra) em 1978. É autora de livros como ‘Bilhete de Identidade – Autobiografia’ e ‘Nós, Os Portugueses’, tal como das biografias de Fontes Pereira de Melo, Eça de Queirós e D. Pedro V.



Vasco Graça Moura
Eurdeputado e escritor nascido a 3 de Janeiro de 1942. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, é um dos principais opositores do Acordo Ortográfico. Além de ser um dos principais poetas portugueses das últimas décadas, tem igualmente obra publicada no domínio do ensaio, ficção e ainda da tradução de autores clássicos como Dante, o que valeu uma distinção do Ministério da Cultura italiano. Recebeu o Prémio Pessoa em 2005 e o Prémio Vergílio Ferreira em 2007.

» topo


Política


António Ramalho Eanes
Político e militar nascido a 25 de Janeiro de 1935. Primeiro Presidente da República eleito após o fim do Estado Novo, cumpriu dois mandatos. Estava em Angola aquando do 25 de Abril e logo aderiu ao Movimento das Forças Armadas, sendo uma das figuras do 25 de Novembro de 1975. Depois de sair do Palácio de Belém, em 1986, assumiu a presidência do Partido Renovador Democrático, cargo que abandonou no ano seguinte. Faz parte do Conselho de Estado.



Jorge Sampaio
Político e advogado nascido a 18 de Setembro de 1939. Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, após ser Enviado Especial para a Luta contra a Tuberculose, foi Presidente da República entre 1996 e 2006. Licenciado em Direito, distinguiu-se enquanto advogado na defesa de opositores ao Estado Novo e depois do 25 de Abril de 1974 fundou o Movimento de Esquerda Socialista, que viria a abandonar mais tarde. Aderiu ao PS em 1978 e foi secretário-geral do partido entre 1989 e 1991, cargo que chegou a acumular com a presidência da Câmara de Lisboa.


Marcelo Rebelo de Sousa

Político e professor universitário nascido a 12 de Dezembro de 1948. Membro do Conselho de Estado, é catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa desde 1989 e vem fazendo comentário político em diversos jornais, rádios e televisões. Militante do PSD desde 1974, foi ministro para os Assuntos Parlamentares do VIII Governo Constitucional, e líder social-democrata entre 1996 e 1999. Foi director dos semanários ‘Expresso’ e ‘Semanário’.

» topo


Saúde


João Lobo Antunes
Neurocirurgião nascido a 4 de Junho de 1944. Membro do Conselho de Estado indicado pela Presidência da República, é director do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santa Maria e regente da cadeira de Neurocirurgia na Faculdade de Medicina de Lisboa. Após a licenciatura na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa foi trabalhar para os EUA, chegando a ser professor associado da Universidade de Columbia. Foi o primeiro médico a implantar um olho electrónico num invisual. Doutorou-se e é catedrático da Universidade de Lisboa. Prémio Pessoa em 1996, foi mandatário nacional das candidaturas presidenciais de Jorge Sampaio, em 1996, e de Cavaco Silva, em 2006.


Manuel Antunes

Médico e director hospitalar nascido a 1948. Licenciado em Medicina em Moçambique, trabalhou vários anos no Hospital de Joanesburgo, nos EUA. Depois de regressar a Portugal tornou-se o responsável pelo Serviço de Cirurgia Cardiotorácica dos Hospitais da Universidade de Coimbra, sendo igualmente professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e presidente da Assembleia Municipal de Leiria.



Manuel Sobrinho Simões
Médico e investigador nascido a 8 de Setembro de 1947. Professor catedrático de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina do Porto e director do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto. Entre os vários prémios nacionais e internacionais que recebeu destaca-se o Prémio Pessoa de 2002.

» topo



Solidariedade

Isabel Jonet
Economista nascida a 16 de Fevereiro de 1960. Licenciada em Economia pela Universidade Católica Portuguesa em 1982, trabalha desde 1994 em regime de voluntariado. Juntou-se ao Banco Alimentar contra a Fome, de que se tornou presidente passado pouco tempo. Recebeu o prémio Direitos Humanos da Assembleia da República em 2005.




Agostinho Jardim Gonçalves

Padre católico nascido a 26 de Janeiro de 1932. Director do Departamento da Comunicação e Cultura do Patriarcado de Lisboa. Foi um dos responsáveis pelo Congresso Internacional da Nova Evangelização em 2005.





Maria Cavaco Silva
Professora universitária nascida a 19 de Março de 1938. Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Depois de dar aulas no Ensino Secundário tornou-se regente da disciplina de Língua Portuguesa na Universidade Católica Portuguesa. Enquanto primeira-dama tem dedicado atenção às necessidades de assistência social.

» topo


Televisão e Cinema

Emídio Rangel
Jornalista nascido a 21 de Setembro de 1947. Homem da rádio em Angola e em Portugal, fundou, juntamente com empresários e uma cooperativa de jornalistas, a rádio noticiosa TSF em 1988, altura em que as estações privadas ainda não eram legais. Tornou-se director de Informação e Programas da SIC em 1992, chegando a ultrapassar a barreira dos 50 por cento de audiência a meio da década de 90. Ingressou na RTP como director-geral em 2001, mantendo-se no cargo até Agosto de 2002.



José Eduardo Moniz

Jornalista nascido a 6 de Maio de 1952. Director-geral da TVI desde 1998, conseguiu levar esse canal à liderança nas audiências. Licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi trabalhar para a redacção da RTP, onde acumulou as direcções de Informação e de Programas durante os anos 80 e 90. Também fundou a produtora audiovisual MMM.




Leonor Silveira

Actriz nascida a 28 de Outubro de 1970. Actual vice-presidente do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia, foi assessora no Ministério da Cultura durante o consulado de Manuel Maria Carrilho. Descoberta ainda adolescente por Manoel de Oliveira, participou na esmagadora maioria dos filmes do cineasta desde ‘Os Canibais’ (1988), destacando-se ‘Vale Abraão’, ‘O Convento’, ‘A Carta’ e ‘Espelho Mágico’.



» topo